sábado, 12 de março de 2011

Por Direitos e Conquistas

Para se obter o benefício do INSS no Brasil um trabalhador normal tem que contribuir 35 anos para ter uma "digna" aposentadoria, a mulher apenas 30.
A Câmara do Deputados aprovou um projeto muito importante relativo a aposentadoria dos portadores de deficiência que trabalham com carteira assinada. Agora o projeto se encaminha para o Senado e se aprovado ainda dependerá de aprovação do Presidente da República, mas a primeira barreira já foi ultrapassada. Uma ótima notícia para os deficientes físicos que de alguma forma ou outra podem exercer uma função.
Com a nova lei, o deficiente com grau leve teria uma redução de 5 anos ao prazo normal (contribuiria 30 anos), com grau moderado a redução passa a ser de 8 anos (contribuiria 27 anos) e os que tem deficiência grave teriam redução de 10 anos (contribuindo 25 anos).
Portadores de necessidades especiais constantes como o Pedro, que nascem ou adquirem deficiências graves no início da vida não recebem benefícios algum do governo. Os pais traumatizados pela nova vida passam seus primeiros 10 anos de vida tentando descobrir o que aconteceu com o filho. Depois, aqueles que não perderam seus filhos, seguem descobrindo alternativas com a nova vida de cuidador. O filho especial é o foco principal da família e tudo se resolve conforme o melhor para ele.
Pessoas especiais com deficiências gravíssimas não conseguem viver mais que 30 anos. São inúmeras as deficiências colaterais adquiridas no meio da vida que o impede de viver mais. É difícil até para os pais que também envelhecem e já não os carregam com maior facilidade.
E o Governo pede que o cidadão deficiente contribua 25 anos para obter uma aposentadoria.
Quero aqui neste espaço iniciar uma luta pela extensão do grau de deficiência medido pelo INSS concedendo a estas pessoas a isenção total de contribuição e recebendo o benefício a partir do segundo ano de vida, uma vez que seus pais já contribuem há algum tempo, bem como plano especial de saúde.

Um comentário:

  1. Belissima iniciativa!! Apoio e vou compartilhar! E penso ainda que os pais de crianças com deficiências graves, como voces, deveriam poder se aposentar mais cedo também, tendo em vista a vida de sacrificios e lutas como cuidadores desses anjos!!

    ResponderExcluir